terça-feira, 30 de março de 2010

Estudo do Boletim Económico do Banco de Portugal

- Salário médio de um trabalhador licenciado: 1625 € por mês

- Salário médio de um trabalhador com o 12º Ano: 862 € por mês

- Diferença mensal: 763 €

- Propinas anuais: + - 1000€

No pressuposto que uma pessoa trabalha 40 anos na sua vida, faz uma licenciatura de 3 anos e um mestrado de 2 anos (que custe 10000€ o mestrado - acima da média) e que o salário médio ao longo da vida é de 1500 € (abaixo da média):

- Peso mensal das propinas no salário (diluído ao longo dos anos): + - 28 €

- O "custo mensal" de estudar é de + - 28 €. O custo de não estudar é de 763 €.

Simples cálculos não financeiros não rigorosos e aproximados.

O que é mesmo difícil para mim perceber:

- Acção Social que não funciona.

- Sistemas de financiamento privados pouco flexíveis.

- Pessoas que reclamam das propinas, ainda que o argumento seja que pouco ajudam para financiar a nossa máquina de ensino superior. Contra esse argumento apetece-me dizer: então aumentem o peso das propinas. Desde que garantam que o nosso Estado Social ajude quem precise verdadeiramente e que seja reconhecido o mérito de quem verdadeiramente se aplica. O melhor sistema de ensino mundial é quase exclusivamente privado. Dá que pensar não dá?

Boa noite.
Desculpa Fernando.

7 comentários:

  1. A mim não me pedes desculpa? É que eu não me aplico. -.-

    ResponderEliminar
  2. Tão giro como ler este post, feito de factos e com o qual concordo a 100%, vai ser ver a resposta do Fernando. :)

    ResponderEliminar
  3. Deverias pagar a dobrar então Oliveira.
    É feio desperdiçar recursos públicos.

    ResponderEliminar
  4. É bonito viver a vida!

    Oli

    ResponderEliminar
  5. Este post é só para ver se eu estudo não é?
    Que bons amigos que eu tenho...


    Oli

    ResponderEliminar
  6. "Dá que pensar não dá?"

    Caro Felipe, depois das contas que fez, eu penso que não há mais nada para pensar. Os factos são evidentes.

    ResponderEliminar
  7. 100% de acordo! E também concordo que o Oliveira devia pagar propinas a dobrar =p

    ResponderEliminar