quinta-feira, 15 de março de 2012

Kony 2012: Viral video for the misinformed?

Vítimas de Joseph Kony dizem que vídeo surgiu demasiado tarde

Vítimas do senhor da guerra ugandês Joseph Kony, procurado pelo Tribunal Penal Internacional (TPI), afirmaram hoje que o vídeo sobre as atrocidades cometidas no Uganda, a circular na Internet desde da passada semana, surgiu tarde demais.

Onde estavam estes grupos quando estavamos a ser mortos por Kony, perguntou Angella Atim, cujo braço esquerdo foi cortado dois dias depois de ter sido capturada pelos rebeldes.

Onyango Kakoba, representante do Parlamento Pan-Africano, reconheceu a iniciativa da ONG, mas acrescentou que "a iniciativa devia ter surgido na altura certa, e não agora, que Kony foi derrotado no Uganda".

Para Solomon Kigane, missionário no norte do Uganda, a "situação mudou da guerra para a paz e a população apenas quer reconstruir e voltar às suas vidas normais".

Para o governo ugandês, trata-se de considerar as realidades atuais da situação, lembrando que o LRA foi repelido (pelo exército) em meados de 2006 e atualmente é apenas um grupo diminuído e enfraquecido cujos efetivos não ultrapassam os 300 homens e cujo líder deverá estar escondido na vizinha República Centro-Africana.

"É errado sugerir que ainda há guerra no Uganda", disse Fred Opolot, um porta-voz do governo do Uganda. "Se é essa a impressão que querem transmitir, então estão a fazê-lo apenas para aumentarem os seus recursos financeiros", acusou.


[Fonte: Expresso]

1 comentário:

  1. Pelo menos não durou a mentira, nem 5 dias.
    mas agora pra massa do povo descobrir isso vai ser nunca.

    ResponderEliminar