terça-feira, 27 de outubro de 2009

DURA PRAXIS SED PRAXIS


e vem isto a propósito de um grande escândalo a que eu mesma assisti num outro blog...
foi esta mesma a imagem com que eu me deparei na primeira semana de aulas da minha faculdade, a FAUP.
este grande cartaz (impresso em papel de muito boa qualidade diga-se de passagem), pendurado nem mais nem menos que num gabinete de Prof. Por aqui se vê a ideologia da coisa não é?

A FAUP é assim anti-não-assumida. mandam-se umas bocas, houvem-se umas coisas, mas a coisa passa minimamente ao lado. vive-se um confronto assim...em banho maria!

Pessoalmente, acho ridículo. E mais ridículo ainda tudo o que se diz e se critica, tudo o que se fala sem saber, tudo o que se houve por aí e se toma por verdade. A praxe não é igual em todo o lado. verdade. Cada um tem o direito de estar ou não em praxe. verdade. Há abusos em praxe. verdade. Mas, isso já não é praxe, lá está, É ABUSO!
e depois havia por aí uma suposta lei a proibir a praxe que tanta gente aclamava...hum, eu bem tentei encontrar.
enfim, acho que se trata só de uma opção como qualquer outra. Há que respeitar.
Eu prefiro andar trajada, não vou impedir ninguém de fazer nudismo...

7 comentários:

  1. Se bem que andar trajado nao implica haver praxe! Eu andei trajado e não praxei ninguem!

    ResponderEliminar
  2. O traje pertence à praxe Oliveira...

    ResponderEliminar
  3. praticamente! se vivesses isso a sério ias saber! Over! =P

    ResponderEliminar
  4. Sorry a intrusão, mas o traje académico, pelo menos os de Coimbra não seguem só a praxe, servem para representação académica apesar de estarem muito ligados à praxe.

    Sim, e isto de uma pessoa que se diz "vou trajar" ou "traje" em frente a alguns veteranos, descalça e leva nas unhas.

    ResponderEliminar
  5. "O traje pertence à praxe Oliveira..." mas não só! Basta ver o exemplo das tunas!

    O traje é, acima de tudo, um simbolo que pertence ao mundo académico (ou representação académica, chamem o que quiserem.) Só associar o traje só à praxe é um erro que muita gente comete, no entanto há muito mais mundo académico (tunas, por exemplo) onde o traje é essencial!

    André Marques, Leiria

    ResponderEliminar
  6. A tuna também é um movimento praxista, só para esclarecer.

    ResponderEliminar