segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A mentira no Futebol (2)

Se há alguém no futebol que mereça ser elogiado pelo seu trabalho, para além do craque Thierry Henry, é o actual presidente da FIFA Joseph Blatter.

Eis a notícia que esclarece a dúvida de muitos: “Ficou decidido que para o Campeonato do Mundo de 2010 não haverá espaço para mais árbitros. Em 2010, haverá em campo 1 árbitro e 2 assistentes”. (http://dn.sapo.pt/desporto/interior.aspx?content_id=1437281)

Depois da polémica mão de Thierry Henry (http://www.youtube.com/watch?v=jxw1-Id91lQ), é de facto extraordinário que a arbitragem no futebol não evolua. Só mesmo eu para ser apaixonado por isto.



7 comentários:

  1. Oh André! Concordo plenamente com o decidido. Se já 3 erram para quê meter mais 2?
    Sinceramente é uma palhaçada aqueles dois emplastros que estao lá ao pe da baliza.

    ResponderEliminar
  2. Desculpa-me Oliveira mas eu vejo-me obrigado a discordar.

    Eu não sei se gostas de ler notícias como esta que vem no Record de hoje: “… o árbitro madeirense esteve mal… e anedótico ao validar o segundo golo leonino: 1º o árbitro auxiliar assinada fora-de-jogo a Liedson e depois a bola transpôs a linha de fundo. Ninguém da equipa da arbitragem reparou nesse «pormenor» ”. A mim custa-me saber que estas mentiras ainda possam passar despercebidas no futebol. Será que se existissem as «novas tecnologias no futebol» nos relvados, que servem para reduzir a margem de erro do árbitro, que podem beneficiar o árbitro e que podem não prejudicar o futebol, o Sporting tinha marcado aquele 2º logo depois da bola ter ultrapassado completamente a linha? (http://www.zerozero.pt/video.php?id=41773)

    Mesmo pondo de lado as «novas tecnologias no futebol», será que se existissem os tais “dois emplastros que estão lá ao pé da baliza” no relvado, também chamados «juízes de baliza» que se situam entre a bandeirola de canto e o poste mais próximo comunicando também através do sistema áudio como podemos verificar nesta actual fase de grupos da Liga Europa, o 2º golo do Sporting tinha sido validado? Será que o “emplastro” daquele lado teria visto a bola ultrapassar a linha? Será que esse mesmo “emplastro” não teria assinalado pontapé de baliza? Será que agora estaríamos a falar na mão do Thierry Henry? Não serão demasiados «serás» Oliveira?

    Se a “palhaçada” contribuir para a chamada «verdade desportiva», porque não?

    ResponderEliminar
  3. E a dizer que eu nao leio jornais. (brincadeira)
    Na liga europa não estão os dois arbitros nas linhas? Pensava que estavam presentes.

    ResponderEliminar
  4. Fui verificar em videos recentes da liga europa e vi por lá os auxiliares de baliza. Oi!? E agora? :P

    ResponderEliminar
  5. Ó Jonny, acho que não consegui passar a minha mensagem.

    Eu não disse que na Liga Europa não estavam os 2 «juízes de baliza», muito pelo contrário, eu afirmei que só é possível encontrar estes “emplastros” “nesta actual fase de grupos da Liga Europa”.

    A questão é que quer nos jogos do apuramento para o Mundial na África do Sul (polémica do golo do Henry), quer nos jogos para a Liga Sagres (ex: ultimo jogo do Sporting), não é possível encontrar estes tais senhores. E volto a perguntar: se esta “palhaçada” contribuir para a chamada «verdade desportiva», porque não? Porque é que só se defende esta «verdade desportiva» nos jogos da fase de grupos da Liga Europa? Porque é que ainda não os podemos encontrar nos jogos da Liga Sagres? Porque é que não os iremos encontrar no Mundial 2010?

    Porquê?

    Não me conformo!

    ResponderEliminar
  6. A verdade desportiva não passa pela utilização de mais árbitros! Alias. Não acredito que ajudasse muito.

    ResponderEliminar
  7. Tens uma opinião diferente da minha, a qual eu só tenho que respeitar.

    Se calhar a culpa é minha de ser fanático pelo desporto errado. Porque é que eu me apaixonei por um desporto onde ganha muitas vezes quem não devia ganhar? Porque é que não eu não sou fanático pelo râguebi ou pelo ténis onde ganha quem merece e ponto final?

    Afinal, de que me queixo eu se a culpa é minha?

    ResponderEliminar